Ilha bela:

Saida para Naufragio Velasquez:
O paquete Velasquez foi lançado do estaleiro Sir Raylton, Dixon & Co. ao mar em 1906 para a tradicional empresa Inglesa Lamport & Holt Lines. Fazia regularmente a rota Buenos Aires - Nova Iorque.
Em sua última viagem, além de passageiros, transportava 2.000 sacas de café e carga variada, com destino aos portos dos Estados Unidos e Canadá.
O Velasquez saiu de Santos com escala prevista no porto do Rio de Janeiro quando na noite do dia 14, foi de encontro às pedras do costão Sul da Ilhabela, no estado de São Paulo, afundando horas depois a duas milhas da Ponta da Sela.

A noite era de muita chuva, com forte vento sudoeste e neblina; o mar tinha grandes vagas. Essas condições impediram que os oficiais visualizassem o costão da Ilha de São Sebastião.
O mar estava agitado e a chuva forte. Eram quase 10 horas da noite e a maioria dos passageiros conversa nos salões, quando ouviu-se um forte estrondo, seguido de ruídos estridentes de aço e de coisas se quebrando.
Provavelmente por um erro de navegação, o vapor chocou-se com as rochas da Ilha de São Sebastião (Ilhabela), nas proximidades da entrada sul do Canal.
O choque abriu um grande rombo na proa e o navio ficou preso as rochas do costão e começou a afundar.

 

 

Saida para naufragio Therezina:
Um dos 34 navios alemães confiscado pelo Brasil em 1917 (1ª Grande Guerra) e transferido para o Brasil posteriormente pelos proprietários originais.
Construído como Siegmond por Dampfschiffs-Rhederei "Union", Hamburg; em 1907 foi vendido a Hamburg-Amerika Linie (HAPAG) ; em 1914. Chegou a Bahia e em 06.1917 é foi apreendido pelo governo Brasileiro sendo posteriormente repassado ao Lloyd Brasileiro.

Acidente:
Chuvia muito e a visibilidade era limitada na noite de 02 de
Fevereiro de 1919 quando, saído do porto de Santos às 21 horas, o vapor do Lloyd Brasileiro, Therezina seguia viagem para o Havre. Após completar um embarque de farinha entre outros gêneros no porto de Santos o vapor Therezina partiu com destino a Europa, ainda com várias escalas no Brasil. Na madrugada do dia seguinte, a estação telegráfica em Santos recebeu comunicação de que o Therezina este encontrava-se encalhado sobre pedras do chapadão sul da Ponta do Boi, Ilha de São Sebastião, próximo à Ponta da Sela.

Textos retirados da internet.